Imagem capa - Dicas para contratar seu fotografo! por Yuri Lanes Melo
Para noivas

Dicas para contratar seu fotografo!


"Existe uma diferença gigante entre um bom fotografo e um bom profissional"


Com certeza você conhece o caso de alguém que contratou um fotografo para o casamento e teve problemas. Infelizmente isso é mais comum do que devia! A pessoa não recebe as fotos, não recebe o álbum, se recebe, não foi o combinado ou pior, o fotografo nem aparece no casamento. Mas calma, nós estamos aqui para te ajudar a não cair nessa roubada!
Hoje a fotografia se tornou acessível a praticamente todos e isso é maravilhoso! O problema é que isso também traz pessoas que não entendem o real valor da fotografia profissional ou que agem de má fé para conseguir benefícios indevidos. Então devemos tomar muito cuidado com quem vamos contratar para o nosso casamento, porque por maldade ou inexperiência essa pessoa pode arruinar o registro desse dia tão mágico e especial. Nesse post vamos dar dicas do que se deve perguntar, avaliar e analisar quando se vai contratar um fotografo.
Existe uma grande diferença entre um bom fotografo e um bom profissional.
Bom fotografo pode ser apenas um bom artista, com fotos lindas, com um olhar interessante, criativo, mas que não tem ideia da responsabilidade que é fotografar um casamento, que não se preocupa em entregar o material contrato ou mesmo não entende os momentos do casamento. Correndo assim o risco de perder algum momento por simplesmente não saber que o mesmo ia acontecer. O artista se preocupa apenas em fazer as fotos que ele gosta e não o que o casal gosta. Claro que o olhar do fotografo é muito importante! Mas em um casamento nós estamos lidando com o sonho dos noivos e devemos buscar o que os mesmos gostam.
O bom profissional é aquele que entende a responsabilidade de se registrar um casamento, que entende que aquele dia é único! Cumprirá o contrato que foi acordado com os noivos, entregará o material no prazo, terá um trabalho de acordo com o portfólio apresentado, terá responsabilidade com backups das fotos... entre muitas outras responsabilidades. Enfim o bom profissional é o artista responsável! Que faz um trabalho serio! Sem surpresas desagradáveis na finalização!
Agora vamos para as dicas :D


Dica 1 - Identifique-se com as fotos.



Esse é o primeiro momento! Hoje a internet facilita muito essa etapa. Entre no google e coloque "Fotografo Casamento" e depois palavras chaves que vocês gostem ou local que moram. Isso vai te dar uma gama enorme de profissionais. Entre no site deles, pesquise e principalmente avalie. Nesse momento você vai avaliar duas coisas: se o estilo daquele fotografo combina com o estilo de vocês. Voces  são mais sérios ou mais divertidos? Extrovertidos ou introvertidos? Gostam de fotos editorias, informação de moda, com iluminação artificial e poses fortes ou algo mais leve com por do sol e aconchego? Tudo isso vocês podem identificar nas fotos e ver se aquele fotografo combina com o estilo de vocês. A outra coisa que vão avaliar é o site. Hoje é como se fosse uma loja, você vai ver se passa confiança, se é bem feito, se ele cuidado. Normalmente a página  tem uma aba da historia do fotografo. Leia! Conheça  o profissional que vai deixar o casamento de vocês registrado pra sempre!

Dica 2 - O orçamento


Você amou as fotos de um fotografo, agora é a hora de pedir o orçamento, você pode fazer isso pelo site, redes sociais ou telefone.

Hoje não se costuma mais ir até o fotografo pessoalmente para pedir orçamento, porque não adianta você amar o trabalho dele se o orçamento não for de acordo com o que é possível para vocês, só perderiam tempo de marca reunião, conversa, pra ver que não poderiam fechar, e nós sabemos que tempo é algo que noivos não tem sobrando!

Sendo assim esse pedido de orçamento online já se torna um primeiro atendimento, então você já pode começar a avaliar o profissional ai, ele está sendo atencioso, respondeu rápido, está sanando suas duvidas? Um profissional que apenas te passa um preço vai ser avaliado por isso, um que te da atenção, demonstra o como ele estaria feliz em fazer parte do seu casamento e se coloca a disposição de vocês, esse profissional não tem preço ele tem valor.

Depois disso vem o orçamento, além de analisar o valor do investimento com a fotografia avalie também o orçamento por completo, ele é de fácil entendimento? As informações necessárias estão todas ali? Tem informações complementares como historia da empresa, prêmios e estilo de foto, ou apenas o "preço"? Ele é bem feito, bonito? Tudo isso mostra a confiabilidade da empresa que vocês estão pensando em contratar.


Dica 3 - O atendimento (fisico ou virtual)


Vocês amarram as fotos, o orçamento cabe no bolso, agora é a hora de marcar uma reunião para conhecer o fotografo!

Não se apeguem muito ao profissional ter ou não um local fisico para atendimento, hoje em dia é muito comum grandes profissionais atenderem em casa, cafés, restaurantes e também por skype, FaceTime e outros modos online. Mas é muito importante que vocês possam conversar com o fotografo que vai fotografar o casamento de vocês olhando olho no olho.

Esse é o momento chave, o momento que vocês vão decidir se querem ou não querem esse profissional. Não adianta ter fotos lindas, orçamento que cabe no bolso, se vocês não se identificarem com a pessoa, ele vai passar muito tempo com vocês durante todo esse período, então tem que haver identificação ai também.

Cada fotografo tem um estilo de atendimento, uns vão ter um bate papo mais informal, outros uma apresentação pronta mais tradicional e outros vão apenas passar o valor, vejam qual agrada mais vocês, mas simpatia e principalmente mostrar pra vocês que ama o que faz e que vai ficar muito feliz em estar no casamento de vocês, isso é essencial, porque afinal ele não está ali para vender pão, ele vai ser responsável por tornar eterno esse dia tão planejado e aguardado.

Vocês também poderão ver os álbuns e todos os produtos físicos dele.

Agora vão algumas perguntas que vocês podem fazer para descobrir se estão lidando com um profissional ou não.

1 - Pergunte como ele armazena as fotos de vocês, quais cartões de memória ele usa, como faz backups das fotos. Isso é uma das partes mais importantes para os profissionais de fotografia de casamento, porque aquelas fotos não podem ser feitas de novo, então devem ser armazenadas com todo cuidado do mundo.

Ele deve usar cartões de ponta classe 10, ter no mínimo 2 backups físicos e 1 na nuvem. Nós já fazemos o backup das fotos para um HD externo no final da festa para que no final do evento as fotos já estejam em dois lugares diferentes.

2 - Pergunte a ele qual seu ponto positivo e também seu ponto negativo.

Todos temos um ponto negativo, se ele disse que não tem pode estar mentindo

3 - Confira as clausulas do contrato, veja se lá tem os prazos de entrega bem como todas as informações necessárias para vocês não correrem riscos.

4 - Pergunte a ele se será ele mesmo que irá no seu casamento.

É muito comum fotografo pegarem mais do que um casamento por dia e ai mandam equipes para os casamentos, se esse for o caso você deve estar ciente de quem vai fotografar seu casamento e isso deve constar no contrato.

Dica 4 - Fechamento do contrato



Depois de avaliar todos esses pontos e chegar a conclusão de que encontraram o profissional perfeito para o casamento de vocês é a hora de assinar o contrato!

Vocês podem fazer isso no próprio atendimento citado acima ou podem conversar mais um pouco, avaliar outros profissionais para depois fecharem. E lembrem que é muito importante avaliar mais de um profissional, o fotografo além de participar de todo período do casamento ele é o único que fica com vocês pro resto da vida, o olhar dele vai estar com vocês para sempre, então tenham muita certeza dele!

Tudo certo, profissional escolhido, agora é só assinar o contrato, isso pode ser feito presencialmente ou online das duas formas tem o peso jurídico necessário para vocês ficarem tranquilos :D


Dica extra - Foto de perfil do facebook com a camera no rosto não faz ninguém fotografo


Essa foto é minha no ano de 2011 quando comecei a fotografar, eu fotografava apenas shows por conta própria para depois tentar vender as fotos, porque tinha consciência que eu não era um fotografo profissional, mas queria ser. Só fui fotografar meu primeiro casamento próprio em 2014, depois de ter feitos muitos cursos e participado de vários casamentos como segundo ou terceiro fotografo, que nesse caso o primeiro fotografo é o contrato pelo casal e os outro estão ali para somar com ele, mas a responsabilidade das fotos principal é sempre do primeiro fotografo.

Eu fiz isso por saber que casamento não é brincadeira, é o sonho de duas pessoas que lutam muito para viver aquele dia, é união de duas historias lindas que merece toda atenção, respeito e carinho do mundo.

Mas existem muitas pessoas comprando câmeras "profissionais" na internet, colocando uma foto de perfil com uma câmera no rosto e se chamando de fotógrafos, cobrando preços muito baixos e destruindo o sonho dos noivos com fotos ruins ou mesmo não entregando as fotos.

Então cuidado com essas pessoas, a fotografia e o vídeo são as únicas coisas que ficam pra sempre do seu casamento, não arrisque, contrate um profissional! 


Seguindo essas dicas é só fechar o contrato e ser muitooooo feliz no seu casamento!

Marque a sua amiga que vai casar e precisar ler essas dicas!

Gostou do post? Então compartilhe para ajudar o blog a cresce :D

Curta nossas redes socias:

Facebook - Melo Photos

Instagram - Melo.photos

Pinterest - Melo Photos